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A importância do design sustentável no teu negócio

Aqui está uma pergunta simples que deves colocar sempre quando tens um negócio/empresa: o que faz um cliente comprar?


1º - Há o custo – preço versus valor.

2º - Há a conveniência. Quão fácil é encontrar e comprar?

3º - Prova social – tanto na forma de recomendações pessoais quanto em avaliações online positivas e negativas.




Mas, há outro motivo que é importante. Um que a tua empresa pode não estar a aproveitar: O impacto ambiental!


"Nove em cada 10 portugueses valorizam produtos, empresas e marcas sustentáveis, de acordo com o estudo sobre Transição Ecológica realizado pelo Cetelem - BNP Paribas Personal Finance em parceria com o CCEF."

Fonte: acepi.pt


Isso significa que ser ecologicamente correto deve se tornar um ponto de ênfase para os proprietários de pequenas empresas. Para fazer isso, tem de ver o que, o porque e como de uma prática chamada design sustentável pode ajudar.



O que é design sustentável?


O design sustentável é o processo de projetar cuidadosamente objetos físicos - sejam produtos, edifícios ou qualquer outra coisa tangível - para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.




Também irás ouvir que o design sustentável é referido como o design ambiental e design ambientalmente consciente.


Sustentabilidade para pequenas empresas é um pouco diferente de simplesmente “tornar-se verde”. Trata-se menos de fazer pequenos ajustes em processos ou produtos existentes e mais de reavaliá-los e revisá-los completamente para torná-los mais ecológicos desde o início (daí a parte “design” da palavra).

Mas, além do teu espaço físico, o que podes, como empresário, fazer para incorporar um design mais sustentável no teu negócio? Aqui estão três áreas que vais poder avaliar:



 

área n.º 1: Sustentabilidade dos produtos


Se a tua empresa produz bens físicos, o primeiro ponto de partida é observar os teus próprios produtos. O que poderia ser feito para torná-los mais sustentáveis?


Talvez a fabricação dos teus produtos pudessem ser feitos de forma mais eficiente. Talvez você possa obter seus materiais de recursos renováveis (como Yoloha, com sede na Carolina do Sul, que faz seus tapetes de ioga com materiais reciclados).

Ou talvez deves procurar fornecedores mais preocupados com o meio ambiente ou mesmo fornecedores locais para reduzir as distâncias de envio. Também é importante considerar todo o ciclo de vida do produto.


Quando os teus produtos não são mais usados por um consumidor, o que eles podem fazer com eles - além de jogá-los no aterro? Muitas empresas - grandes e pequenas - instituíram programas de reciclagem para recuperar seus produtos antigos.

A empresa de roupas Madewell permite que os clientes deixem seus jeans velhos (de qualquer marca!) Para que possam ser transformados em isolamento de casas para organizações como a Habitat for Humanity.



Por fim, garantir a qualidade geral e a durabilidade de seus produtos não apenas mantém seus clientes satisfeitos, mas também significa que eles não serão descartados ou substituídos tão cedo ou com tanta frequência.



área n.º 2: Sustentabilidade da embalagem


A embalagem é outra consideração importante a ser feita, principalmente quando consideras, quanto desperdício está envolvido com os produtos.

Desnecessário é dizer a forma como embalas os teus produtos pode ter um impacto ambiental ainda maior do que o próprio produto.


Para começar, procura usar embalagens de produtos compostáveis, recicláveis ou biodegradáveis, como:


  • Cartão Reciclado com certificado FSC

  • Cartão de Amido de milho ou outros materiais orgânicos

  • Plástico Biodegradável ou Compostável


*É importante mencionar que não se deve retirar mais nova matéria prima, mas sim reaproveitar as sobras dessas matérias que não seriam aproveitadas e de locais certificados.


Também deves manter a tua embalagem o mais simplificada possível - como podes imaginar, embalar um item pequeno numa caixa grande não é particularmente ecológico.


Mesmo quando estiveres a usar materiais mais ecológicos como foi referido em cima, também vale a pena avaliar como podes reutilizar ou reaproveitar a embalagem do teu produto para obteres a máxima eficiência.


A marca Portuguesa Mind the Trash, reutiliza todas as embalagens no envio das suas encomendas e ainda incentiva os seus compradores a devolverem as embalagens para serem recicladas e reutilizadas.



área n.º 3: O lado financeiro do design sustentável


Compreensivelmente, há mais uma pergunta sobre design sustentável que os empresários têm: quanto vai custar?

Provavelmente já percebeste que os produtos que respeitam o meio ambiente têm um preço mais alto, então a tua preocupação com o custo é justificada.


É verdade – uma mudança para o design sustentável exigirá algum investimento.

Por exemplo, o custo da celulose (matéria-prima necessária para papel e caixas de papelão ondulado) tem aumentado constantemente, o que significa que embalagens mais ecológicas serão um pouco mais caras que as de plástico.


No entanto, também existem algumas práticas de sustentabilidade que causam um grande impacto, mas custam quase nada, como instituir um programa de reciclagem para os teus produtos ou embalagens usados. Embora um custo inicial seja inevitável, vale a pena a longo prazo.




Isso não significa apenas coisas positivas para o meio ambiente, mas também para os resultados do teu negócio.

Muito disso ocorre porque os compradores estão cada vez mais a fazer escolhas motivadas pelo meio ambiente.


A pesquisa mostra que, desde 2010, 30% mais compradores escolhem embalagens ecológicas em detrimento de outras opções.


66% dos entrevistados no Relatório de Sustentabilidade da Nielsen dizem que, na verdade, estariam dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, o que significa que você provavelmente poderá recuperar facilmente seu investimento inicial.

O design sustentável é 100% alcançável


Fazer a mudança para o design sustentável é definitivamente um processo.

Ao contrário de trocar as lâmpadas, não é algo que acontecerá da noite para o dia.


O design verdadeiramente sustentável exige que reavalies os teus produtos, processos atuais e em seguida, os redefines para serem mais ecológicos desde o início.


No entanto, assumir este compromisso vale a pena. Afinal, esta importância na sustentabilidade pode significar grandes coisas para a notoriedade do teu negócio, desde a percepção do cliente, os resultados e o mais importante o nosso planeta.



Queres tornar o teu negócio mais sustentável?

Podes inscrever-te no 1º webinar em www.dansign.pt/workshops ou contactar-me via email dania.c.jorge@gmail.com para marcar uma sessão de mentoria personalizada



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