top of page
  • Foto do escritorDansign Sustentavel

Cartões de visita sustentáveis

Os cartões de visita são uma parte essencial dos planos de vendas, marketing e branding de qualquer organização ou empresa, mas têm um impacto ambiental negativo quando é impresso em grandes escalas.

É um problema conhecido em todo o mundo que o papel juntamente com outros multimateriais está causando muitos danos ao meio ambiente.


Na verdade, o papel representa 25% dos resíduos depositados em aterros e 42% de toda a madeira recolhida a nível mundial é utilizada para fazer papel.


Sabias que?

São necessários 324 litros de água para fazer 1kg de papel e 6 milhões de árvores são destruídas todos os anos para produzir 100 biliões de cartões de visita em todo o mundo.


88% dos cartões de visita são descartados em uma semana e só 33% dos cartões são reciclados.

Dentro de uma semana após a troca de um cartão de visita em papel, 88% dos cartões serão descartados para o lixo e os outros 12% podem acabar na lista de contatos de alguém ou no fundo de uma gaveta ou na lixeira. 


Contudo existe uma questão que devemos ter em consideração antes de se mandar produzir um cartão de visita.

Que material alternativo posso usar para produzir um cartão de visita e como será o fecho do ciclo após o seu uso?


É aqui que entra alguns dos materiais alternativos existentes para comunicares a tua marca enquanto proteges o meio ambiente:


  • Cartões de Papel de Sementes

A Life in a bag é uma empresa portuguesa que imprime cartões de visita em papel de sementes em que após a sua utilização pode ser colocada na terra para germinar flores ou plantas aromáticas.


  • Cartões de biomaterial compostáveis

A Agro biomateriais é uma empresa espanhola que produz cartões de visita a partir de resíduos orgânicos que se decompõe em 3 anos e são gravados a laser, o que significa que não utilizam tinta. Desta forma eles obtêm cartões 100% sustentáveis, ecológicos e compostáveis.


  • Cartões de visita carimbados

Carimbar aquelas sobras de cartolina ou papel é uma alternativa sustentável por dois motivos: primeiro porque personalizas a quantidade de cartões necessários sem estares a extrair mais matéria prima e segundo só tens que adquirir um carimbo com os dados da tua empresa e carimbares em vários suportes físicos (papel, madeira, guardanapo, toalha de papel numa mesa de um restaurante...a criatividade não têm limites.


  • Cartões de visita digitais

Esta solução é da mais sustentáveis porque não exige matéria prima, nem tinta. Apenas um clique simples e partilhas o teu cartão de visita personalizado por via telemóvel ou via email.

Existe hoje em dia várias plataformas gratuitas com templates onde podes colocar os teus dados que necessitares desde email, website, telemóvel e muito mais.


cartao transparente amarelo e limões

Conclusão

Conclui-se que é importante ter um cartão de visita tanto em formato físico como digital, porque muitas das vezes podemos estar num local sem Internet ou sem bateria e a única solução será oferecer um cartão de visita em papel.

É importante que os cartões de visita sustentáveis sejam feitos em monomaterial para que possa ser fácil de reciclar ou decomposto.







7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page