top of page

A importância do design para a reciclagem

Foto do escritor: Dansign SustentavelDansign Sustentavel

Atualizado: 26 de set. de 2024

O símbolo da reciclagem nasceu num concurso de design realizado no ano de 1970 pela empresa americana Container Corporation of America (CCA), considerada a maior central de reciclagem de papel da época com sede na cidade de Chicago.


Naquele ano a empresa americana Container Corporation of America (CCA), queria divulgar os seus produtos e serviços de forma mais eficiente.

Foi nesse momento que surgiu a ideia de organizar um concurso para escolher um simbolo que melhor representasse a reciclagem. O concurso foi um resultado do crescimento contínuo da consciência do consumidor e do ambientalismo e uma resposta ao primeiro dia da Terra.


Bill Loyd e Gary Anderson desenhando o simbolo da reciclagem
Gary era um estudante de Arquitectura e Ciências Sociais, na Universidade da Califórnia

“Odeio admitir isto hoje, mas levei um ou dois dias para produzir o logo. Eu tive a ideia depois de fazer uma apresentação sobre o ciclo de reciclagem da água”,explica Gary.”

O trabalho de Gary Anderson foi o escolhido entre cerca de quinhentas propostas.

Certamente nem ele imaginava que o seu símbolo se tornaria um dos mais conhecidos no mundo inteiro, e o mais importante no cenário ambiental.


Ele inspiriou-se num símbolo que representa o laço de Mobius consistindo de três setas na forma de um triângulo com vértices redondos. Cada seta vira-se, e as três flechas perseguem-se umas às outras.


O laço de Mobius foi descoberto em 1858 por August Ferdinand Mobius, um astrónomo e matemático

Factos sobre o símbolo de reciclagem original:

As três setas representam ‘reduzir’, ‘reutilizar’ e ‘reciclagem’.

1ªSeta — Refere-se à indústria, que produz o produto.

2ª Seta — Refere-se ao consumidor, que utiliza o produto.

3ª Seta — Refere-se à reciclagem, que reaproveitará o material já utilizado, transformando-o novamente em matéria prima.



O espaço negativo interno do símbolo em forma de triângulo lembra um pinheiro associado à proteção da natureza.

A ideia original para o símbolo era criar um símbolo para papel reciclado. As “flechas” dobradas lembram jornais dobrados.


Gary, foi premiado com 2,500 dólares pela sua criação e acabou não se tornar num designer, mas sim num arquiteto.


O objectivo do designer é sempre pensar na transformação do mundo em um lugar melhor. É querer solucionar problemas pensando de forma criativa para suprir as necessidades.


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Cartões de visita sustentáveis

Os cartões de visita são uma parte essencial dos planos de vendas, marketing e branding de qualquer organização ou empresa, mas têm um...

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page