top of page

Copos há muitos, mas planeta terra há só um

Recentemente deparei-me com dois stories no instagram: um da Patrícia Reis da @reutilizarmente sobre a sua saga de eco festivaleira e da Ana Milhazes da @anagoslowly a partilharem as suas experiências pouco positivas ao levarem os seus copos reutilizáveis para eventos/festivais o que me inspirou-me a fazer este artigo do ponto de vista como designer e apresentar algumas soluções.


Apesar de alguns eventos estarem a promover a palavra "sustentabilidade", invoca aqui a questão do greenwaching por estarem a promover copos reutilizáveis sem tara retornável o que torna igual aos outros copos descartáveis, que depois são acumulados nas casas das pessoas e são sempre recusados nos festivais.


No contexto do Marketing, eu entendo que as marcas queiram promover ao máximo a sua marca para angariarem futuros clientes.

Mas se os eventos querem afirmar o conceito de sustentabilidade, devem analisar outros tipos de materiais ou soluções de design para os copos.


Segundo a APORFEST no ano 2022 foram realizados 328 festivais de música em todo o país.

Quanto tempo leva um copo de plástico para se decompor?

Um copo de plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois transforma-se em micro plástico e continua na natureza. e, quando é destinado corretamente, apenas 20% é reciclado e o restante é descartado em aterros sanitários.



Os copos dos festivais/eventos são de plástico PP nº5

O plástico PP- Polipropileno é usado para o fabrico de recipientes de alimentos ou artigos de higiene pessoal.


É um plástico com alto grau de reciclagem e com baixo impacto sobre o meio ambiente. No entanto, o processo de reciclagem do polipropileno não é tão simples como o de outros tipos de plástico. Isto deve-se ao facto de ser um tipo de plástico difícil de reciclar devido à sua estrutura química.


Alguns copos reutilizáveis de festivais com plástico PP nº5


Apesar disso, existem várias empresas e organizações especializadas na reciclagem de polipropileno e na sua transformação em novos produtos.



Casos de estudo de copos sustentáveis


Boom Festival

O Boom Festival é um bom exemplo de como um festival deve ser sustentável e deviam usar como referência.

Foi distinguido com o "Green Operations Award", prémio que distingue festivais pelo contributo significativo para o desenvolvimento de eventos mais sustentáveis, e certificado como "Outstanding Greener Festival".

copo biodegradavel e compostável

Os copos que utilizaram para as bebidas frias são compostáveis, são feitos de PLA que são produzidos da fermentação de vegetais, como milho, batata, cana de açúcar ou mandioca. Obtendo assim o ácido lático que são bons para o meio ambiente e são produzidos a partir de recursos renováveis. O PLA pode se decompor em um composto ecologicamente correto, o que é bom para fortalecer o solo.



Soditud

A Soditud já foi convidado na rubrica repensar o design no Ep.06 A alternativa ao plástico e são uma marca nacional com um portfólio de produtos sustentáveis e comestiveis para eventos, festivais e canal HoReCa.

copo de bolacha e grãos de café

Estamos a falar desde louça de farelo de trigo compostável em 30 dias usado no Festival Bons Sons em Cem Soldos, palhinhas comestíveis e copos de café da cupfee de bolacha comestível.



Haeckels X Redbull

A marca Haeckels de fragrâncias e cuidados naturais para a pele, uniu-se à Red Bull para combater o desperdício de copos plásticos descartáveis. Somando-se aos crescentes esforços de equidade ambiental, a parceria criou um copo comestível exclusivo.

copo comestível

O copo modular apresenta um design gráfico abstrato com tons de azul marinho profundo, verde jade e bege.

O copo é feito de um novo biomaterial composto por spirulina, gengibre e mirtilo. Devido aos seus componentes amigos do estômago, o copo afeta positivamente a energia, a digestão e o humor quando ingerido. 


Além disso, se não for consumido, o copo se decomporá sozinho em menos de 48 horas, evitando resíduos prejudiciais ao meio ambiente. 


A parceria entre Haeckels e Red Bull para o combate surgiu devido ao fato alarmante de que aproximadamente 100 milhões de copos plásticos descartáveis ​​são usados ​​em festivais a cada ano. 



Eco-Autocolante compostável do patrocínio

Para as marcas patrocinadoras do evento existe outra solução mais sustentável que é a aplicação de um autocolante compostável com o logotipo no copo reutilizável de outros festivais.


Isto é, antes de se entrar no recinto, quem trouxer de casa um copo reutilizável de outros eventos aplica-se um autocolante do novo evento que vai entrar.

Mantendo assim os padrões da sustentabilidade e evitar o descarte.



Empresas de venda de utensilios para eventos sustentáveis:



Fontes de referência:

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Invitado
20 jun
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

Excelente abordagem! Realmente existem alternativas bem interessantes com pouco ou zero desperdício!

Me gusta
bottom of page