É o resultado da união do menos produtos serão lançados na natureza, minimizando seus impactos e fortalecendo indiretamente a economia;
O design sustentável é resultado da união do design social com o ecodesign.
Pode ser entendido como um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias que procuram desenvolver produtos, serviços e soluções para gerar uma sociedade mais sustentável.
O principal objectivo do design sustentável é desenvolver produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente equitativos.
“Portanto, o ecodesign é uma etapa necessária para o design sustentável. Quando aplicado em sua completude, o design sustentável utiliza os conceitos do ecodesign automaticamente.”
Também procura dar atenção para as pessoas influenciadas por todas as etapas do processo produtivo, isto é, do planeamento, da fabricação ao descarte de itens. Além disso, o design sustentável pretende satisfazer as necessidades humanas básicas de toda a sociedade, atendendo principalmente as comunidades menos favorecidas.
Vantagens do design sustentável
A prática do design sustentável é fundamental para aquelas empresas que já reconhecem a responsabilidade ambiental como um dos principais factores para o seu sucesso. Além de contribuir para a formação de uma sociedade mais sustentável, essa vertente gera outros benefícios, como:
Principais vantagens:
Baixo custo: o reaproveitamento de materiais para a fabricação de novos produtos possibilita uma economia nos custos de produção;
Auxílio ao meio ambiente: menos produtos serão lançados na natureza, minimizando seus impactos e fortalecendo indirectamente a economia;
Reforço de um conceito positivo: essa é uma boa estratégia para a construção de uma imagem positiva da tua empresa;
Agrega valor: o design ambiental aumenta a qualidade de um produto ou serviço, já que valida a responsabilidade ambiental da empresa, agregando valor ao trabalho.
Menos material: Ao produzir devemos optimizar a quantidade de materiais e energia. Desta forma é possível proteger os recursos e reduzir as emissões.
Reciclagem fácil: Devem ser evitados aspectos que retardem a desmontagem e usar materiais que sejam fáceis de identificar, reutilizar ou reciclar.
Uso de materiais biológicos: É conveniente que o material seja de um só tipo e biodegradável.
Duradouro: As formas e os materiais sustentáveis devem durar para prolongar a vida útil do produto o máximo possível.
Multifuncional, reutilizável e reciclável: Os produtos devem ser adequados para usos diversos e susceptíveis de serem reutilizados e fabricados com materiais recicláveis.
Redução das emissões: O tamanho adequado dos produtos poupa material e consumo durante o transporte, diminuindo assim as emissões de CO2.
Inovadores: A inovação tecnológica pode ajudar a melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos produtos.
Mensagem ecológica: O design sustentável difunde a sustentabilidade com mensagens que fazem parte do mesmo produto.
Os benefícios ambientais da produção sustentável também atingem a indústria e a cidadania. A ONU defende que este sistema é bom para todos porque melhora a qualidade de vida de milhões de pessoas, reduz a pobreza, aumenta a competitividade e reduz os custos económicos, ambientais e sociais.
Fontes: ecycle.com | iberdola | un.org
Comments