top of page
  • Foto do escritorDansign Sustentavel

As mulheres no design

Atualizado: 5 de fev. de 2022

Antes mesmo de existir o design, os artistas comerciais actuavam na produção gráfica, imprimindo livros, cartazes entre outros materiais.


E nessa época, as mulheres nem pensavam em fazer parte dessa área profissional, como mencionam os vários registos históricos.


Söre Popitz a primeira mulher da Escola Bauhaus a exercer funções como designer gráfica

“Após o ano de 1859, algumas entidades direccionadas ao auxílio profissional feminino abriram gráficas, compostas exclusivamente por mulheres.”

Tudo isso era para mostrar à sociedade que elas eram capazes de liderar qualquer área, principalmente, a tipográfica.

Com o surgimento da Escola Bauhaus em 1919, as mulheres tiveram algumas oportunidades no aprendizado do design.


Apesar da grande evolução ocorrida ao longo dos anos, ainda encontramos pouco envolvimento feminino na área. Mas isso ocorre devido à desigualdade presente no mercado e o preconceito ainda existente não só no design, mas em muitas outras profissões.


As mulheres não só dão ideias brilhantes na hora do brainstorm, como também executam com competência aquilo que lhes foi pedido. Seja um traço mais moderno, ou com referências clássicas, o seu trabalho é impecável e não deveria ser rotulado.


O objectivo do designer é sempre pensar na transformação do mundo em um lugar melhor. É querer solucionar problemas pensando de forma criativa para suprir as necessidades.


fonte: escolazion.com

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page