top of page
  • Foto do escritorDansign Sustentavel

Dicas: como minimizar o impacto digital

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Em cada empresa existe escritórios com computadores.


Computadores esses que usam energia 8h/dia ou 24h/dia dependendo do sector.


Contudo acreditamos nas tecnologias como uma ferramenta de evolução e inovação para a o nosso negócio.

Mas o que as empresas não sabem é que o uso das tecnologias/internet também devem ser utilizadas com responsabilidade.


Por isso deixo aqui algumas dicas de como a tua empresa pode usar a internet de forma responsável.


Dica n.º 1 - Usar um servidor verde


Torna o teu website verde com uma hospedagem num servidor verde. É uma óptima oportunidade para adicionares sustentabilidade ao teu modelo de negócios.


Dica n.º 2 - Simplifica o teu website


Ter atenção ao design e ao peso e resolução das imagens, quanto mais simples for, menos energia o servidor precisa para mostrar o teu site ás pessoas.


Dica n.º 3 - Evita enviar emails desnecessários


Troca os anexos de email por links para documentos; subscreve apenas às newsletters que te interessam realmente e cancela as que não te fazem falta.


Dica n.º 4 - Motor de pesquisa


O ecosia afirma que os seus servidores funcionam a energia renovável e que planta 1 árvore por cada 45 pesquisas que uma pessoa faz, o que compensa a nível de emissões de carbono.


Dica n.º 5 - Vídeos online


Desactivar a reprodução automática nas configurações das aplicações; Dar preferência a plataformas de música streaming ou de download em vez de plataformas com vídeos de música.


Dica n.º 6 - Armazenamento de dados


Guarda apenas o que é útil; armazena e utiliza o máximo de dados possivelmente localmente; armazena apenas o que realmente precisas no cloud.


Para reflectir!


É muito importante, as empresas terem a noção das suas emissões de dióxido de carbono e conseguirem compensar de alguma maneira.


Infelizmente, existe muita coisa que deve ser mudada, mas que ainda não tem solução ou que ainda estão a ser estudadas formas para que se possa melhorar, e por isso, é crucial que cada um de nós, empresas e pessoas, façamos o que já é possível.


Não conseguem diminuir ainda mais a vossa pegada no digital?

Compensem de outra maneira, mudem outros hábitos, façam o que está ao vosso alcance e que seja confortável para vocês fazerem. O importante é agir e ter consciência que na sustentabilidade não existe perfeição!

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page