top of page
  • Foto do escritorDansign Sustentavel

Sonnet155 a "bolsa temporária"

Atualizado: 5 de fev. de 2022

O Sonnet155 é feito de dois resíduos pós-industriais diferentes – cascas de frutas que sobraram da produção de sumo e fibras curtas de celulose provenientes de uma fábrica têxtil local.


Os estudantes de design de Berlim Lobke Beckfeld e Johanna Hehemeyer-Cürten desenvolveram uma bolsa de couro de frutas translúcida que se dissolve na água e pode ser usada para fertilizar plantas quando não for mais necessária.


“A pectina já é usada como fertilizante na agricultura orgânica", explicou Hehemeyer-Cürten.”

Embora se assemelhe a uma bolsa ou sacola com alças superiores, o produto tem uma vida útil mais próxima de um saco de papel descartável e foi projetado para se degradar naturalmente com o desgaste antes de poder ser compostado ou reciclado.


Cada bolsa tem uma textura única criada através da adição de pequenas fibras de celulose.

O ingrediente chave do Sonnet155 é a pectina, um agente gelificante que é extraído das paredes celulares dos resíduos da fruta e atua como um aglutinante natural.


Como é feito?

Esta é reforçada com fibras de celulose com comprimento inferior a cinco milímetros, que são filtradas durante o processo de produção têxtil industrial porque são muito curtas para serem transformadas em tecido.Combinada com água morna, a mistura é deixada para curar em um molde por até cinco dias antes de ser costurada.


O material é moldado em moldes em forma de saco "A pectina já é usada como fertilizante na agricultura orgânica", explicou Hehemeyer-Cürten.“


Uma vez que esteja muito desgastado para ser usado, o material pode ser dissolvido em água morna e reformulado para criar uma nova bolsa com a mesma qualidade.

Alternativamente, a celulose pode ser filtrada com uma peneira e reutilizada, enquanto a pectina pode ser reaproveitada como alimento vegetal.


Fonte: dezeen.com

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page